Certa vez, um gerente, após o seu
horário comercial, conversava com um dos seus funcionários que reclamava
muito dos seus colegas e por isso quase não tinha amigos.
O rapaz lhe dizia:
- Eu não suporto o Francisco, ele é exibido e orgulhoso só porque é o melhor vendedor. - Mas ele é alegre, companheiro e participativo; respondeu o gerente. - E a Cláudia? Parece que tem o rei
na barriga. Concordo que ela ajuda a todos nós vender muito mais, mas
ela é muito chata. O Ailton vive se exibindo, só porque consegue chegar
cedo na loja e é sempre o último a sair. - Lembre-se que ele tem uma tarefa difícil; a de abrir e fechar a loja todos os dias, mesmo nas datas especiais. - Mas é exibido! e vive dizendo que ele tem a chave e um dia será o novo chefe, completou o rapaz. - O que me espanta, é que a nossa empresa tem mais de cem funcionários e você não gosta de ninguém, disse o gerente. - Não dá. Eu não suporto gente com defeitos. - Mas ninguém tem nada de bom? - Tem sim, mas tem muito mais coisas ruins do que boas.
O gerente, notando que não havia outro
jeito de explicar as diferenças, resolveu demonstrar com exemplo. Pediu
que o funcionário o acompanhasse. Pegou um pouco de açúcar na cozinha e
um pouco de areia fina e branca no estacionamento. Foram até o fundo da
empresa, onde ele misturou o açúcar cristal com a areia e colocou perto
de um formigueiro. Depois de alguns minutos, uma formiga descobriu que
naquele monte havia açúcar e avisou as demais. Em pouco tempo fizeram um
carreiro e o gerente deu uma lente de aumento ao funcionário queixoso
que, surpreso, percebeu que as formigas carregavam apenas os grãos de
açúcar, desprezando a areia fina e branca.
Desta forma o gerente explicou: Todas as
pessoas são como esse montinho de areia misturado com açúcar. Sejamos
sábios como as formigas, vamos procurar trazer para nós somente as
coisas boas e deixar as ruins. Ninguém é perfeito, temos falhas como
todo o mundo. O que precisamos fazer para viver em harmonia é descobrir o
que as pessoas têm de melhor. Sei que não é fácil, mas como você vê
esses defeitos nos outros, eles também podem ver em você, que tenta
passar todos os dias que é uma pessoa perfeita. Imagine se a loja só
contratasse pessoas perfeitas, não teríamos nenhum funcionário,
inclusive você, que vive reclamando dos defeitos dos outros.
Conclusão
Saber lidar com as diferenças
é o segredo para o sucesso. Vivemos em um mundo com todos os tipos de
pessoas. Elas cometem erros, algumas se arrependem, outras não. Isto não
quer dizer que não mereçam uma chance para melhorar. Evoluiremos e
cresceremos profissionalmente somente quando conseguirmos filtrar e
trabalhar com estas diferenças. Se eternamente precisar reclamar,
encontrar somente erros, é melhor que abandone o grupo ou o seu emprego.
Mas, enquanto você fizer parte de uma equipe, não a condene; porque se
você assim fizer, a primeira rajada de vento que passar o levará e
provavelmente você nunca chegará a saber o porquê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário